Agregados para construção 🤝

Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Home - Agregados para construção

Agregados para Construção

Agregados para construção são materiais minerais granulares utilizados principalmente em obras de infraestrutura e edificações residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Eles podem ser naturais, fabricados ou reciclados e osmais comuns são a pedra britada, aareia e o cascalho, substâncias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo.

O termo agregado deriva do fato de a areia e a brita serem utilizados para a fabricação de produtos artificiais resistentes mediante a mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos. Desta forma, são agregados ao cimento para a fabricação do concreto e ao betume (piche) para formar o asfalto. Também se enquadram nessa definição os materiais granulares rochosos para pavimentos, com ou sem adição de elementos ativos, lastro de ferrovias e enrocamentos para proteção à erosão hidráulica.

Os agregados estão em toda parte e ainda não há nenhum outro material que possa substituí-los nas quantidades necessárias, nem a preços tão baixos.
 

ORIGEM DOS AGREGADOS

Os agregados são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Podem ser oriundos de rochas sedimentares como arenitos e siltitos, sedimentos inconsolidados ou mantos de alteração de rochas, além de rochas metamórficas como: os quartzitos, calcários e gnaisses; ígneas como o granito, sienitos, basaltos e diabásios.

São encontradas jazidas de areias, cascalhos e pedras britadas em todas as regiões brasileiras e na grande maioria dos municípios. Apenas em áreas com espessas bacias sedimentares, como a bacia amazônica na Região Norte do país,a ocorrência de afloramentos de rochas com as propriedades físicas, químicas e mecânicas adequadas para uso como agregado é mais escassa.

AREIA

As areias e os cascalhos naturais são o resultado da erosão de rochas, ou seja, da desagregação das pedras pela ação da chuva, do vento, do calor, do frio, das raízes de plantas e de micro-organismos. Pode levar milhões de anos, mas esse processo de desgaste vai incessantemente quebrando as pedras em pedaços menores.

A partir de um determinado tamanho, esses fragmentos de rocha tornam-se leves o suficiente para que o vento, as enxurradas e a gravidade consigam transportá-los para longe do seu local de origem. Ao atingirem vales e rios, esse material sofre uma lavagem pela ação das águas: as pequenas partículas, chamadas de argila, ficam em suspensão e são levadas pela correnteza; os fragmentos maiores são arrastados, rolando e saltando no fundo do rio. Este movimento faz com que as pedras percam as arestas e vértices, tornando-se arredondadas e lisas à medida que são carregadas. As pedras maiores recebem o nome de seixos e, sendo mais pesadas, tendem a se depositar primeiro. A areia, que tem tamanho intermediário entre a argila e os seixos, é levada para mais longe, mas também acaba se depositando nos vales, no leito e margens de rios, lagos atuais e nas planícies e terraços aluviais.Os ventos também transportam a areia até encontrar um obstáculo que faz a areia se depositar formando pilhas: as dunas.

BRITA

A brita, ou pedra britada, assim como a areia, podem ser obtidas artificialmente pela fragmentação de rochas em diversos tamanhos com o auxílio de equipamentos, por isso seu formato é irregular, com arestas pontiagudas. Diferentes rochas podem ser utilizadas para a produção de brita, como os granitos, gnaisses, basaltos, calcários. As rochas podem aflorar na superfície da terra, mas na maior parte das vezes encontram-se recobertas por uma camada de solo. O pedregulho é uma brita natural, produto da desagregação das rochas pela natureza.

Nas elevações do terreno, como morros e montanhas, geralmente encontramos rochas mais resistentes à erosãoas quais, têm as propriedades adequadas para a produção de brita.

Baixe o arquivo e saiba mais sobre os agregados para construção.