Notícias

Pequenas, médias e micro minerações precisam se preparar para sobreviver

Anepac

15/09/2022 – A mineração do Brasil não é composta apenas por grandes mineradoras. As pequenas, médias e micro minerações são a maioria da cadeia produtiva do setor. Porém, a sobrevivência desses negócios é muito mais difícil, sobretudo por conta de suas particularidades. Essa questão foi discutida por especialistas em um painel durante a EXPOSIBRAM 2022.

“A complexidade de leis e órgãos da mineração geram insegurança jurídica para as micro, pequenas médias empresas da área. Ainda há outra dificuldade, principalmente para a mineração de agregados. Geralmente, elas operam no ambiente urbano, uma situação muito adversa, que causa muitos problemas, até mesmo levando ao fechamento da atividade”, destaca Fernando Valverde, presidente executivo da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC).

A solução para o problema das minerações menores pode estar nas cooperativas. “A sobrevivência das pequenas mineradoras passa pelo cooperativismo. Temos observado crescimento na formalização de pequenas e médias mineradoras no Brasil, muito graças às cooperativas, que atuam legalizando áreas onde garimpeiros estavam trabalhando ilegalmente”, afirma Alex dos Santos Macedo, analista Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

“O cooperativismo dá suporte para a emissão de licenças, para a gestão mineral e ambiental, além de ajudar a produção e comercialização de produtos”, completa. O especialista analisa, ainda, que “é impossível falar em mineração sustentável e responsável sem prestar atenção aos pequenos mineradores”.

As micro, pequenas e médias empresas de mineração precisam, também, de investimentos, conforme afirma Giorgio de Tomi, professor do Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável, da Universidade de São Paulo. “O crédito precisa existir, ser acessível e desburocratizado, mas com análise de desempenho técnico e de ESG. O dinheiro precisa ir para quem faz do jeito certo, quem faz mineração responsável”.

O painel sobre os desafios das micro, pequenas e médias empresas de mineração ocorreu dentro da programação da EXPOSIBRAM 2022, o mais relevante evento de mineração da América Latina. A feira vai até o dia 15 de setembro (quinta-feira), no Expominas, em Belo Horizonte.

Fonte: Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

Últimas Notícias.

INCORPORA 2024

O Incorpora 2024, trará o tema da evolução do setor e do país nos próximos anos. As pautasprioritárias apresentadas foram atendidas? Apresentação de pesquisa inédita

Leia mais

ABRAINC – SUMMIT 2024

Data: 21 de maio de 2024 Localização: Renaissance São Paulo Hotel Alameda Santos, 2233, Cerqueira César – São Paulo / São Paulo Evento 100% Presencial Mais informações: https://eventos.abrainc.org.br/evento/summit-abrainc-2024-projetos-que-impulsionam-o-pais

Leia mais

FEIPLAR 2024

A FEIPLAR & FEIPUR visa auxiliar o crescimento e desenvolvimento dos mercados de composites, poliuretano e plásticos de engenharia/ compostos termoplásticos em toda a América do Sul.

Leia mais