No processo de classificação de agregados, a tela metálica ainda é o meio de peneiramento mais utilizado e atende à maioria das aplicações. Quando bem especificada e produzida com aço de boa qualidade, oferece o melhor custo benefício e eficiência satisfatória na separação desejada.
De fato, não é somente a tela que responde por um peneiramento eficiente, existem outros fatores. Podemos citar dois deles: as condições do processo com suas variáveis e o próprio equipamento vibratório, que têm grande importância na separação independente de qual seja o tipo de tela utilizado.
Hoje, muitas empresas estão substituindo as telas metálicas por telas de borracha. Isso porque suas características, principalmente no que se refere à durabilidade e facilidade de substituição, são capazes de reduzir significativamente o tempo de parada do equipamento e o nível de ruído. Entretanto, esta substituição pode não ser recomendável. Por exemplo, uma tela metálica com uma determinada abertura de malha pode oferecer área aberta superior a 50%, ao passo que em uma tela de borracha com a mesma abertura de malha este percentual fica em torno de 35%. Esta redução na área livre pode inviabilizar a substituição que, quando associada às variáveis do processo, pode prejudicar a eficiência do peneiramento. Por outro lado, se esta e outras questões que envolvem o processo forem consideradas, as telas de borracha podem ser a melhor escolha.
Para o processo de classificação, normalmente as telas de borracha são fabricadas em módulos de troca rápida e nas dimensões de 600×300 mm. A instalação do sistema na peneira é muito simples e a substituição dos módulos de tela é feita em alguns minutos e por apenas uma pessoa. Ao contrário, a substituição de painéis de telas metálicas requer horas de trabalho e, no mínimo, duas pessoas treinadas para executar esta tarefa. Com a utilização do sistema de troca rápida, a redução no tempo de parada do equipamento é bastante significativa e o custo de mão de obra de manutenção é sensivelmente reduzido. Temos que considerar também a durabilidade das telas de borracha que pode ser de 8 a 10 vezes maior que a da tela metálica.
Contudo, é importante salientar que a substituição de telas metálicas por telas de borracha requer um estudo detalhado do processo para que seja possível prever os resultados desta alteração.
- Por: Armando Bottley Vidal