HISTÓRIA DO AGREGADO 🤝

Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Home - História do Agregado

Complexo de Sechin Bajo, Peru

Pedra sobre pedra

A história dos materiais de construção acompanha a capacidade do homem de criar os meios para atender suas necessidades de abrigo, segurança e conquista. No início, os homens eram nômades, sem moradia fixa. Há vestígios de ocupação de grutas e cavernas naturais pelo homem pré-histórico como abrigo. Ele utilizava os materiais que encontrava na natureza como: galhos, toras de madeira, marfim, osso, pele de animais, folhas, fibras vegetais, argila e pedra.

Com a evolução, o acúmulo de conhecimento e a experiência, o homem desenvolveu a agricultura, a vida em sociedade, o aperfeiçoamento de ferramentas, utensílios e armas, a arte, o artesanato e passou a construir não só casas e abrigos, mas também, tumbas para seus mortos, templos de pedra para seus deuses e fortificações para sua defesa.

Identificada como a construção mais antiga do mundo Göbekli Tepe, localizada na Turquia, é datada de 11.500 anos atrás, possivelmente construída por povos pré-históricos bem antes do período Neolítico.Há centenas de outros exemplos espalhados pelo mundo.

Dentre as construções mais antigas que chegaram aos dias atuais podemos citar duas usadas como túmulos: o Mausoléu de Barnenez (4.800 a.C.) e os Túmulos de Bougon (4.700 a.C.), ambos na França.

Göbekli Tepe / Author-Göbekli Tepe Project.
Templo de Ggantija (3600–3200 a.C.) - Author Ko Hon Chiu Vincent

Outros exemplos notáveis são: o Elevado de Howar, uma casa de pedra construída aproximadamente em 3.700 a.C., e os Templos Megalítico de Malta (4.100–2.500 a.C.), seis templos presentes no arquipélago de Malta, nas ilhas de Malta e Gozo.

Nestes exemplos, os blocos de pedra eram simplesmente justapostos e sobrepostos. No Peru, o sítio arqueológico de Sechin Bajo (3.500 a.C.) possivelmente é o núcleo urbano sobrevivente mais antigo na América do Sul. Aqui os blocos foram talhados e encaixados com precisão.

Uma das primeiras pirâmides construída pelos egípcios que se tem notícia e a produzir blocos de pedra em larga escala,foi a de Djoser, também conhecida como a pirâmide de Saqqara ou pirâmide de degraus (2.667-2.648 a.C.).

Baixe o arquivo e saiba mais sobre a história dos agregados.