Responsabilidade Social
A mineração é uma atividade desconhecida. A maioria das pessoas a vê através de estereótipos afirmados por pessoas e instituições frontalmente contrárias à extração mineral. À semelhança de outras atividades humanas exercidas sobre a natureza, gera danos ao transformá-la em proveito da própria humanidade. A partir do momento em que a sociedade entendeu que os recursos podem ser finitos e que era necessário uma visão mais conservadora no aproveitamento dos recursos naturais, um dos setores que mais sofreu pressão foi a mineração em seus diversos segmentos. Devido a esta pressão, foi provavelmente o setor da atividade humana que mais se empenhou em buscar equilíbrio entre os impactos que provoca e o bem que traz à sociedade. Apesar disso, é ainda o setor da atividade econômica que mais provoca reações adversas.
Para vencer o preconceito, o setor vem investindo cada vez mais em sustentabilidade e na divulgação das melhores práticas para minorar as consequências sobre o ambiente onde trabalha. Há que se considerar que o segmento dos agregados é o mais visível entre os segmentos da mineração, por sua especificidade de trabalhar muito próximo ou dentro dos grandes aglomerados urbanos. Em consequência, também precisa estar muito mais atento e mais aberto ao escrutínio da sociedade. Ao divulgar seu trabalho ao público, mostra seu empenho em cumprir esse dever social.
Abaixo, saiba um pouco mais sobre o que as empresas do setor de agregados vem fazendo visando à sustentabilidade de sua atividade, demonstrando como é possível exercer uma atividade de uso intensivo do solo, indispensável a moderna sociedade e, ao mesmo tempo, ser sustentável socioambientalmente.